FALANDO DE FEUDALISMO: História e Arte no Ensino Médio



Sabe-se da importância do aluno ser sujeito de seu próprio aprendizado e ter participação ativa na construção de seu conhecimento. Assim, esta maquete foi construída por todos os alunos do EM 2ºC nas aulas de História da professora Gabi, com finalidade de juntar teoria e prática.

Trata-se de um feudo, unidade agrícola autossuficiente, que se desenvolveu durante a Alta Idade Média, na Europa Ocidental, após a queda do Império Romano do Ocidente. A economia que se constituiu neste período era praticamente amonetária e o comércio estava reduzido a pequenas trocas.

A sociedade feudal era estamental (não havia ascensão de classes), sendo formada pelo rei e clero, senhores feudais, cavaleiros e, em uma situação menos favorecida, artesãos e servos. E servo era o trabalhador da propriedade ou terreno(vassalo). Em retribuição, o vassalo deveria prestar serviços ao senhor feudal(nobre), pagar impostos e oferecer segurança e lealdade.

Um feudo, geralmente, era composto por um castelo (residência do nobre), uma vila (residência dos servos), uma área de plantio, uma capela ou igreja, um moinho e um celeiro.

Texto escrito pelos alunos Aline Ravagnani e Mateus Oliveira.

Novembro 2014



Voltar

2012. Todos os direitos reservados. ETEC Dr. Júlio Cardoso Rua General Carneiro, 1675 Franca SP - CEP 14400-500